top of page

Anilhas e musculação, histórias misturadas.


A história dos pesos utilizados para a prática de exercício, como a anilha, e a história da musculação, não têm um começo exato registrado pela história, mas se cruzam com a história da evolução humana. Embora alguns historiadores garantirem que nossos ancestrais primatas, arremessavam pedras como pesos para medir força, ainda não existem evidencias concretas sobre esse costume; mas dados mais precisos mostram os primeiros registros de levantamento de pesos vem da Grécia clássica: Foram achadas pedras que pesavam mais de 130 quilo com inscrições que dizia que foram usadas por Milon de Crotona, um atleta seis vezes campeão das Olimpíadas. Ele também costumava fazer corridas com bezerro nas costas, quanto mais o bezerro crescia, mais forte ele ficava. Como ainda não havia levantamento de pesos nas Olimpíadas desta época, acredita-se que estes exercícios eram para fortalecimento e condicionamento físico.



Gravuras em paredes do Egito Antigo mostram que há 4.500 anos os homens levantavam peso, com pedras, ou sacos de areias, como forma de exercício físico, e os chineses registraram em textos datados em 3.000 a.C que seus soldados precisavam passar por testes como levantar objetos pesados para ingressar no exército.

Com o passar dos anos, os povos foram aperfeiçoando as ferramentas que utilizavam para a prática do exercício, e a anilha moderna nasce quando o halterofilista canadense Josef (Joe) Weider (1919 – 2013) decidiu construir e modelar seu corpo. Ele foi à um ferro-velho onde forjou duas barras com anilhas a partir de rodas e eixos de automóveis e começou a treinar em casa. Quando começou a notar o aparecimento dos resultados de seu treinamento, convenceu-se de que, como ele, outras pessoas gostariam também de se beneficiar do treinamento com seus pesos.


A anilha como conhecemos hoje em dia, é resultado de muito estudo anatômico e testes de qualidade e segurança. O aperfeiçoamento do aparelho faz com que ele seja sempre indispensável em qualquer academia e graças a sua funcionalidade e versatilidade as anilhas são até hoje, as queridinhas dos praticantes de musculação.

234 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page