A história do Halter



Halter é um instrumento que, constituído por duas esferas de ferro unidas por uma haste, é usado em modalidades de ginástica e/ou para levantamento de peso.

Acredita-se que os halteres nasceram a milhares de anos, provavelmente na China, mas só passaram a ser utilizados em práticas esportivas na Grécia, como ferramenta na execução de saltos a distância, como mostra a primeira edição moderna dos jogos olímpicos, em Antenas no ano de 1896.


Confeccionados em metal ou pedra, esses pesos tinham uma forma muito próxima dos halteres modernos, mas ao contrário dos saltos atuais, aos atletas era permitido apenas uma curta corrida antes de saltarem e eles tinham que carregar um pequeno peso em cada mão, pesando entre 1 e 4,5 kg. Estes pesos eram balançados para frente no momento de saltar e empurrados para trás no meio do salto como uma maneira de aumentar a impulsão e os atletas precisavam mantê-los nas mãos durante todo o salto. Balançando-os para cima e para baixo ao fim do salto, o centro de gravidade do atleta era mudado e permitia que as pernas fossem mais esticadas, aumentando a distância saltada.

O termo Halter vem do grego antigo, que significa pesos para o salto em distância.

Hoje em dia, sabemos que o Halter, além de ser um incrível aliado no emagrecimento e condicionamento físico, é um importante instrumento para manutenção da saúde física e mental.

467 visualizações

Avenida Salvador Markovicz, 669, Santa Helena, Bragança Paulista - SP

(11) 2473-0076
(11) 94282-2526 (whatsApp)

Fique conectado!

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • G+ - Grey Circle